Imagem de fundo

Cardápio de festa infantil: o que servir?

cardapio-festa-infantil-o-que-servir

Definir o cardápio de festa infantil é algo que deve ser pensado com cuidado, considerando alguns pontos na hora de decidir o que deve, ou não, ser servido.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Existem diversos detalhes que precisam ser bem pensados na hora de montar o aniversário perfeito para o seu filho. Começando pela escolha do local da festa, passando pelo tema, decoração e lista de convidados, chegamos a uma parte tão importante quanto todas essas: a escolha das comidas e bebidas que serão servidas.

Por isso, separamos algumas dicas que irão lhe ajudar nessa decisão, tornando o dia do seu filho ainda mais especial. Acompanhe agora!

Cardápio de festa infantil: o que considerar na hora da escolha

Toda festa, para ficar completa, precisa de boa comida, e para o aniversário do  seu filho isso não poderia ser diferente. Independentemente de ser realizada em casa ou em um buffet, cabe a você definir o que será servido no dia.

Leia também

Quantas pessoas convidar? Saiba quem pode, ou não, ser cortado da lista
Quantos salgados por pessoa? Descubra a quantidade ideal de salgados para sua festa!
Receita de Kibe: opção deliciosa para sua festa!

No buffet, você tem a vantagem de somente escolher o cardápio, sem se preocupar em preparar ou servir. Já em casa, esses dois pontos ficam sob sua responsabilidade, e por mais que você conte com a ajuda de tias, avós e madrinhas, por exemplo, o fato de ter que preparar todas as etapas pode comprometer a escolha do que será servido.

Existem diversas opções de cardápio de festa infantil que você pode escolher. De modo geral, quando se pensa em festa de criança, as primeiras comidas que pensamos são salgadinhos e docinhos. Mas saiba que você pode sair do tradicional e servir comidinhas diferentes e muito saborosas.

Uma das primeiras coisas que você precisa considerar na hora de decidir qual o cardápio da festa do seu filho é a idade dele e dos amiguinhos. Se eles forem pequenos, as comidinhas devem ser práticas e fáceis de comer, e se forem bem coloridas é perfeito para chamar a atenção deles e ajudar na hora de se alimentarem. Já para os maiores, os lanches, com toda a certeza, são os preferidos e agradam a todos.

Vale lembrar também que, dependendo da faixa etária e da temática da festa, os pais acompanharão os filhos. Assim, caso queira, servir um cardápio diferente para os adultos, como uma mesa de frios, um almoço ou jantar, dependendo do horário da festa, também são excelentes alternativas que deixarão todos muito felizes — e satisfeitos!

Opções para o cardápio: o que pode fazer parte

Agora que você já sabe alguns critérios que podem ser usados na hora de definir um cardápio de festa infantil, que tal ver quais as opções de comidas e bebidas podem ser servidas nesse dia tão especial? Olhe só!

Finger food

Lembra que falamos sobre a faixa etária do aniversariante e dos convidados? O Finger Food é uma alternativa de cardápio que serve bem a todas elas.

Se você ainda não conhece, Finger Food — algo como “comer com dos dedos” — são comidas servidas em pequenas porções e fáceis de serem consumidas (apenas uma ou duas mordidas).

Em um cardápio Finger Food você pode servir as comidas em cumbucas pequenas, copinhos, espetadas em palito, em guardanapos, entre outros. A ideia é que seja algo pequeno, bonito e gostoso.

No Finger Food você pode servir todo e qualquer tipo de alimento, desde que siga a proposta de ser pequeno e prático. Assim, desde risotos, saladas e escondidinhos para os adultos, até mini-hambúrgueres e brigadeiro de colher para as crianças, tudo pode servido atendendo essa proposta.

Salgados

Coxinhas, bolinho de queijo, risoles, quibe, empadinhas, huummm… Essas são comidas que todo mundo espera encontrar em uma festa de aniversário, ainda mais infantil.

Mas existem diversos outros pratos salgados que podem ser servidos no aniversário do seu filho e que deixarão todo mundo feliz! Veja algumas ideias para lhe inspirar:

Lanches: hambúrguer, cachorro-quente, buraco quente (pão com carne moída), pão com carne louca, misto quente são ótimas opções. 

Salgadinhos fritos e assados: sugerimos servir pastel com os mais variados recheios, pão de queijo, enroladinho de salsicha, esfiha aberta ou fechada e minipizza. 

Porções: vá de pipoca, batata frita (rústica ou chips), amendoim e biscoito de polvilho que será sucesso.

Além desses, tortas com diversos recheios ou até mesmo macarrão com salsicha (qual criança não adora esse prato?) estão entre as possibilidades de pratos salgados para o aniversário do seu pequeno.

Doces

Para as formiguinhas de plantão, os doces não podem faltar. As opções desses pratos também não são poucas. Veja algumas sugestões do que servir para adoçar a criançada e os convidados:

Doces tradicionais: brigadeiro, beijinho, cajuzinho, olho-de-sogra bicho-de-pé e mini churros são muito recomendados.

Doces gourmets: bombons, palha italiana, macarons, trufas, cupcake, alfajor e panquecas doces.

Outros doces como maçã do amor, pão de mel, donuts, doces de pote, copinhos de chocolate com recheios variados e palito de frutas cobertas com chocolate.

E como as possibilidades são inúmeras, para os doces você ainda tem opções mais simples, como gelatina colorida, pipoca caramelizada, paçoca e sorvete — o queridinho de 10 entre 10 crianças.

Bebidas

Hidratar é fundamental. Afinal, temos certeza que seu filho e convidados mirins não irão parar um só minuto.

Para escolher as bebidas você pode ter como parâmetro a estação do ano, ou seja, bebidas mais refrescantes para o verão, e mais quentes para o inverno. Porém, água mineral é fundamental em qualquer época. Por isso, tenha muitas garrafinhas ou copinhos à disposição de todos os convidados da festa

Dica extra: para deixar o consumo de água mais atrativo, você pode oferecer águas aromatizadas com hortelã, limão, pedaços de maçã, entre muitos outros sabores.

Outras bebidas sugeridas para compor o cardápio do aniversário do seu filho são: chá quente ou gelado, chocolate quente, sucos naturais ou de caixinha e refrigerante.

Como você pode ver, não há muito segredo para montar um cardápio de festa infantil. Entre as diversas opções que foram apresentadas aqui, temos certeza que alguma combinação vai agradar em cheio o paladar do seu filho e convidados.

Ah, outra dica: verifique se alguma criança tem alergia alimentar. Ter a opção de outras comidinhas para ela é sinal de carinho e atenção com seus convidados.

 

Créditos

Foto em destaque do cardápio do Vila Brincarte | (@vilabrincarte) e Panna Cotta feita por Lucato Gastronomia | (@lucatogastronomia).

 

E você? Tem alguma dica para a hora de montar um cardápio de festa infantil? Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.