Imagem de fundo

Cuidados especiais com os pequenos durante o Carnaval

Cuidados especiais com os pequenos durante o Carnaval

Sol, calor, folia, brincadeiras, bloquinhos, música e, claro, muita curtição. Não é a toa que o Carnaval é o feriado mais esperado por todos. Mas, para garantir que a diversão não se torne um problema, é preciso tomar alguns cuidados com os pequenos, principalmente em locais onde há uma aglomeração de pessoas.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Sol, calor, folia, brincadeiras, bloquinhos, música e, claro, muita curtição. Não é a toa que o Carnaval é o feriado mais esperado por todos. Conhecido pelos desfiles, cores e, principalmente, alegria, essa é, sem dúvida, a época mais tradicional.

De norte a sul, de leste a oeste, não há quem não tenha, ao menos, uma história de carnaval. Seja no baile do clube de campo ou no desfile da escola de samba, todo mundo já viveu um momento especial nessa época. Para as crianças, é ainda mais especial, já que elas podem se fantasiar, soltar a criatividade e se divertir como nunca.

Mas, para garantir que a diversão não se torne um problema, é preciso tomar alguns cuidados com os pequenos, principalmente em locais onde há uma aglomeração de pessoas.

Você já deve ter reparado o quão comum é encontrarmos crianças perdidas no meio de bloquinhos de rua ou na praia. Isso porque, como elas ainda estão em desenvolvimento e bastante distraídas com a diversão, cores e sabores, é comum que esqueçam onde os pais estavam ou não percebam o quanto se afastaram.

Por isso, é importante que nós estejamos sempre alertas, atentos e próximos dos pequenos para que eles não se percam. Além disso, separamos algumas dicas de segurança podem ajudar para evitar transtornos.

Identifique o seu filho

Você, provavelmente, já foi em alguma excursão ou evento em que utilizaram crachás ou pulseiras com os seus dados pessoais. Eles são fundamentais para identificar a pessoa em caso de urgência. Com o seu filho você pode – e deve – utilizar a mesma tática.

Leia mais!  Santa Arruaça - uma descoberta em Arujá!

Hoje em dia, diversas empresas têm feito pulseiras, crachás e até mesmo etiquetas personalizadas que facilitam a identificação de crianças e adolescentes. Entre as informações necessárias, estão o nome da criança e dos pais,  a idade da criança, telefone de emergência e outros dados que sejam fundamentais (tipo sanguíneo ou problema de saúde).

Essa é uma solução prática e rápida que permite que você e seu filho se sintam mais seguros caso ele se perca em meio a multidão.

Nunca deixe, em momento algum, as crianças sozinhas

Se cercar de itens de segurança, como apitos e crachás é uma excelente alternativa. No entanto, o ideal seria não se afastar, em momento algum, da criança. Os pequenos precisam de atenção redobrada e especial, assim não garantimos apenas a segurança, mas também a diversão e saúde deles.

Uma boa dica é orientar as crianças a procurar o policial ou bombeiro mais próximo caso ela se perca ou precise de ajuda.

Evite os tumultos

Em locais onde há aglomeração de pessoas, é comum que haja tumulto, brigas e outros problemas mais sérios. Por isso, recomendamos que você reaja imediatamente a qualquer sinal de tumulto e retire-se do lugar, evitando permanecer com as crianças ali expostas.

Dê mais atenção aos seus filhos, do que ao celular

Hoje em dia, com a tecnologia, é bastante comum que percamos a noção do tempo e espaço e passemos horas e horas nos celulares e tablets. O problema é que além de não dar a atenção devida aos pequenos e acompanha-los em atividades divertidas e emocionantes, esse tipo de atitude pode levar à uma exposição desnecessária ao perigo.

Os pequenos são rápidos e espertos, por isso, devemos estar sempre atentos. Deixar o celular de lado para curtir com o seu filho vai, com certeza, deixar o seu dia muito mais feliz e agradável. Aproveite o carnaval você também!

Evite levar objetos de valor

Se você vai pular carnaval, deixe em casa objetos de valor, como brincos, colares, relógios, óculos e carteira. Leve apenas o essencial: documento e dinheiro. Dessa forma, você garante a sua segurança e, também, do seu filho.

Leia mais!  Aniversário infantil em salão de festas: prós e contras

Em locais onde há muitas pessoas, é comum ouvirmos relato de roubos e furtos, muitas vezes violentos. Que tal evitar essa situação tomando esse cuidado?

Oriente as crianças

Sempre que for sair de casa, oriente seu filho a evitar contato, carona, alimento ou presentes de pessoas estranhas. Mostre os perigos, conte histórias e dê exemplos para que eles possam identificar rapidamente esse tipo de situação, evitando-as com inteligência.

Uma boa dica é colocar essas situações em historinhas rápidas e pequenas para que eles entendam e fiquem atentos. Essa dica, aliás, deve ser utilizada sempre e não apenas em dias de festa ou de carnaval.

Como dito acima, oriente as crianças a procurar um policial ou bombeiro mais próximo caso ela se perca ou precise de ajuda. Mais uma vez, você deve explicar a função desses profissionais, exemplificar e mostrar que eles estão ali para ajudar.

Paralelamente, dê às crianças informações sobre os pais e tente fazê-lo memorizar um telefone. É importante que os pequenos saibam o nome dos pais, algo que ainda é incomum, principalmente em crianças mais novas, já que elas não os conhecem por outro nome.

Sair com os pequenos pode ser uma aventura mais prazerosa se levarmos em conta essas dicas. Para ter um dia feliz e sem grandes problemas, é importante garantir a segurança de toda a sua família e se cercar de atitudes que assegurem isso.

As crianças estão cada vez mais espertas e, por isso, todo cuidado é pouco.

 

E você? Tem algum cuidado especial com seu filho(a)? Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Participe do whatsapp do Buffets Infantis

Gostou? Compartilhe!

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Desculpe, os comentários estão encerrados.

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.

Um link será enviado para seu e-mail.