Imagem de fundo

Dicas de como montar uma retrospectiva atrativa, emocionante e inesquecível

Dicas de como montar uma retrospectiva

Quer saber como montar uma retrospectiva que seja atrativa, emocionante e inesquecível para vocês e seus convidados? Vem com a gente que vamos lhe dar todas as dicas!

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

É geralmente no aniversário que os pais percebem como o tempo passou rápido, e o quanto os seus filhos (as) cresceram. Por isso, a ideia é curtir muito cada instante.

Pensando assim, que tal aproveitar a festa para relembrar cada momento que viveram até então? A retrospectiva é uma das atrações mais esperadas em toda festa de aniversário, especialmente nas infantis.

Quer saber como preparar uma que seja emocionante e inesquecível para vocês e seus convidados? Vem com a gente que vamos lhe dar todas as dicas!

Aprenda como montar uma retrospectiva incrível

A retrospectiva, como o próprio nome sugere, é um vídeo em que alguns momentos da vida de vocês são relembrados e divididos com seus familiares e convidados durante a festa do seu pequeno (a).

A ideia é fazer uma seleção de fotos bem atraente e divertida que traga de volta fases marcantes da vida do seu príncipe ou princesa, permitindo vivenciar novamente todas as emoções daquele instante.

Mas para que isso se torna realmente algo especial, saber montar uma retrospectiva que prenda a atenção de todos, que seja alegre, e ao mesmo tempo emocionante, é fundamental.

Alguns buffets já oferecem junto com o pacote contratado a opção da retrospectiva. Em casos assim, você não tem o trabalho de montá-la, somente de fornecer as fotos e os vídeos que serão utilizados.

Independentemente de ser feita por você ou por outra pessoa, a retrospectiva precisa seguir algumas “regrinhas” para ficar agradável e cumprir o seu papel: emocionar e alegrar. Veja agora as 5 dicas que separamos para você.

Quantas fotos devem ser usadas na retrospectiva?

Todo pai e mãe tem centenas de fotos dos filhos (as). Ainda mais agora, em uma época que os celulares estão perto, permitindo um clique a cada segundo.

Ok! Sabemos que você tem fotos lindas, mas nem por isso todas devem fazer parte da retrospectiva. É fundamental montá-la de maneira que não se torne algo maçante a ser assistido. Assim, resista à tentação de aproveitar as milhares de fotos que tem, escolhendo apenas as mais interessantes.

Por tudo isso, o número indicado para uma retrospectiva de sucesso é de 50 a 70 fotos. Incluir vídeos curtos também é legal, além de deixar tudo mais dinâmico. Porém, também não se deve exagerar neles: o máximo de 3 vídeos rápidos é perfeito!

Quais fotos e vídeos mostrar?

Em meio a uma infinidade de fotos escolher apenas algumas pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível.

Se for o primeiro aniversário do seu bebê, por exemplo, você pode começar com fotos que vão desde o momento da descoberta da gravidez, o primeiro ultrassom, o anúncio aos familiares, nascimento, os primeiros passinhos, até chegar na fase atual.

Para crianças maiores, o legal é trazer aos convidados momentos os quais eles desconhecem como: fazendo algo errado como riscar as paredes da casa, cara lambuzada de doce ou massa de bolo, vestindo as roupas do papai ou da mamãe. Ou seja, momentos divertidos, mas que ao mesmo tempo mostram o crescimento do seu filho (a).

Ah! Não se esqueça: homenagear os parentes e pessoas mais próximas como avós, padrinhos e irmãos é muito importante e deixará todos emocionados.

Quanto tempo deve durar uma retrospectiva?

Nem sempre, para outras pessoas passarem longos minutos assistindo um vídeo do seu pequeno (a) é tão interessante quanto é para você.

Para que se torne um momento agradável que prenda a atenção de todos, o ideal é que a retrospectiva dure entre 6 a 8 minutos. No primeiro momento pode parecer pouco, mas depois de pronta você verá que é o suficiente para mostrar tudo que é interessante.

Por isso, cada foto deve aparecer por no máximo 5 segundos. Caso inclua vídeos, eles precisam ter até 20 segundos cada. Assim, você consegue prender a atenção dos convidados ao que está sendo apresentado, e evita cansá-los ou dispersá-los.

Como escolher a trilha sonora?

Sem música não dá, certo? A escolha do que tocará durante a apresentação das fotos acaba sendo a “cereja” da retrospectiva.

De 2 a 3 músicas são mais que suficientes para a apresentação completa. Se optar em tocar músicas inteiras, escolha aquelas que sejam especiais para vocês, que tenham um significado e uma história.

Agora, você pode optar também em sincronizar a música à foto que está na tela, deixando tudo ainda mais divertido. Olha só este exemplo: se você tem uma foto do seu filho vestido de Batman, ou da sua filha vestida de Elza do Frozen, já pensou ter de fundo a trilha sonora desses filmes? Ficaria perfeito!

E sobre a parte técnica?

Mas para que todas essas dicas tenham o resultado esperado, é preciso que a parte técnica também esteja de acordo.

O primeiro passo para não errar é escolher fotos com qualidade, que tenham sido tiradas com uma boa luz, evitando as de fundo escuro que podem apresentar diferença quando passadas no telão. Evite também as que estejam borradas ou tremidas.

Buscar informações sobre o equipamento pelo qual a retrospectiva será apresentada também é muito importante. Entre todas as especificações é fundamental saber se o equipamento utilizado é compatível com o vídeo que você pretende apresentar, especialmente quando você monta a retrospectiva em casa.

“Se informar e fazer testes no local antes da festa é importantíssimo para evitar que o arquivo não “rode” no dia ou apresente alguma falha, fazendo com que todo seu esforço e dedicação sejam em vão”, explica Juliana Ferrari, dona do estúdio de fotografia e produtora de filmes infantis que carrega seu nome.

Mostrar a retrospectiva do seu (sua) filhote é, com certeza, o ponto alto da festa de aniversário. Você pode optar em fazer por conta, utilizando programas simples como o PowerPoint, contratar alguém com experiência nesse tipo de serviço ou, ainda, verificar junto ao buffet contratado se eles oferecem essa opção como parte do pacote.

O importante é não deixar de relembrar, se emocionar, e dividir momentos tão únicos e especiais com as pessoas mais importantes da vida de vocês. Boa festa!

 

Créditos

Texto cedido gentilmente por Trilhando Histórias.

 

E você? Tem alguma dica de como montar uma retrospectiva? Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

2 Comentários
  • Juliana Ferrari

    Adorei as dicas, ficaram muito boas!
    Foi um prazer poder contribuir .

    15 de março de 2019 em 14:11 Responder

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.