Imagem de fundo

Dicas de saúde para as crianças durante o Carnaval

Dicas de saúde para as crianças durante o Carnaval

De norte a sul, todo mundo se prepara para aproveitar os bloquinhos de rua, assistir aos desfiles das escolas de samba, acompanhar o trio elétrico ou, simplesmente, pular e brincar em bailinhos de Carnaval. Eis algumas dicas que preparamos para você curtir o Carnaval com segurança e sem problemas.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Falta pouco para o Carnaval e grande parte do país já entrou em contagem regressiva para o feriado mais longo do Brasil. De norte a sul, todo mundo se prepara para aproveitar os bloquinhos de rua, assistir aos desfiles das escolas de samba, acompanhar o trio elétrico ou, simplesmente, pular e brincar em bailinhos de Carnaval. Sem dúvidas, essa é uma das épocas mais esperadas do ano!

Mas junto com a folia, a alegria e as fantasias, vem a preocupação em torno da saúde, afinal, é justamente nesses meses onde a incidência de sol é maior. O calor é intenso, a programação extensa e alguns produtos podem provocar reações alérgicas, mas não é preciso deixar de curtir. O segredo é não descuidar da saúde do organismo e da pele.

Alguns cuidados são importantes para aproveitar ao máximo os dias de folia que vêm pela frente, e, pensando nisso, prepararam algumas dicas e medidas básicas de prevenção para te ajudar a aproveitar ao máximo a folia com os pequenos e evitar problemas. Confira abaixo:

Cuidado na escolha da fantasia

Super-heróis, bailarinas, personagens da Disney ou da Turma da Mônica são apenas alguns dos exemplos das fantasias preferidas das crianças. Em um mundo onde tudo é novidade e de fácil acesso, os pequenos se divertem escolhendo uma roupa para pular Carnaval e se perdem em meio a tantas cores, laços e outros detalhes.

Apesar de bonitas, muitas fantasias podem ser desconfortáveis e, em alguns casos, perigosas. Por isso, o ideal é que papais e mamães prestem bem atenção na hora da escolha e prefiram fantasias leves e calçados confortáveis. É importante lembrar que a criança passará horas a fio com aquela roupa e quanto menos, melhor.

Leia mais!  Esfriou? Biscoito amanteigado de apenas 3 ingredientes

Tules e outros objetos que pinicam também podem e devem ser evitados, já que podem causar coceira e alergia. Por fim, é preciso estar atento e tomar cuidado com objetos cortantes nas roupas, evitando acidentes mais graves com o seu filho e outras crianças.

Evite roupas molhadas

Seja por suor ou pelo mergulho na piscina, o ideal é que as crianças passem o mínimo de tempo possível com as roupas molhadas.

Além de aumentar a chance de gripe e outras doenças, elas ajudam na proliferação de fungos, principalmente nas meninas. Então, se chover durante aquele bloquinho de rua, o melhor é voltar para casa.

Prefira comidas leves e saudáveis

O dia é longo e as atividades, é claro, aumentam a fome dos pequenos. Sempre que possível, leve o lanche de casa ou aposte em comidas leves e saudáveis, que, de fato, nutram o seu filho e não façam mal ao organismo.

Frutas, lanches naturais e sucos são uma aposta deliciosa e certeira, que agradam até as crianças mais difíceis. Evite junkie food e comida industrializada, que além de não ser saudável, não tem nutrientes que incentivem o corpo a utilizar toda a energia necessária para encarar a festa.

O uso de uma bolsa términa ajuda a manter os alimentos mais frescos.

Prepare-se para o calor

Além da alimentação, é fundamental tomar cuidado com o calor e hidratar-se corretamente. Muitas vezes, esquecemos da água ou priorizamos outros líquidos que não necessariamente ajudam o nosso corpo a se hidratar.

O ideal é sempre sair para a folia com uma garrafinha de água e abastecê-la sempre que necessário. Outra dica é comprar água de coco na rua, uma excelente fonte de vitaminas que hidrata o corpo e o prepara para a curtição.

Se você tiver um tempinho extra, sugerimos a leitura do texto “Água, suco ou água de coco? Como hidratar seu filho adequadamente no verão“, do blog Saúde sem Neura.

Fique atento às quedas das crianças

Crianças gostam de pular e brincar. Nessa época do ano, o ideal é deixa-las a vontade para que a imaginação flua, como nunca. No entanto, é importante estar sempre atento em relação à empurrões e quedas. A cabeça da criança corresponde a 25% do seu peso total. Por isso, as crianças têm tendência a se desequilibrar fácil.

Leia mais!  6 dicas para curtir o Halloween com as crianças, sem sustos!

Mas não se desespere. Sempre que seu filho cair, sente-se com ele para conversar, acalmá-lo e, aí sim, deixa-lo voltar a brincar. Oferecer água ou algum outro líquido ajuda também.

Protetor solar – use, abuse e lambuse!

Fundamental em nosso dia a dia, o protetor solar passa despercebido em meio à nossa rotina atribulada. No entanto, é ele quem protege a nossa pele contra os raios ultra violetas (UV). Por isso, é de extrema importância que nesses dias de folia, mamães e papais apostem e lambuzem os seus filhos de protetor solar.

Além de passa-lo antes da festa, recomenda-se a aplicação frequente a cada duas horas, para que ele não perca a proteção. Outra boa dica é procurar por fantasias que tenham chapéus, garantindo uma proteção extra aos pequenos.

Regra nº 1 – identifique seus filhos

Carnaval é uma época de aglomeração de pessoas. Em blocos e festas não há um único lugar vazio, por isso, é fundamental identificar os seus filhos e não deixá-los sozinho ou com desconhecidos em momento algum.

Hoje em dia, algumas empresas imprimem pulseiras de identificação ou fazem etiquetas especiais para essas épocas. Uma excelente alternativa para mamães e papais que estão preocupados com os pequenos.

Dentre as informações que devem constar nessa identificação, estão: nome da mãe e do pai, telefone de contato, idade e nome da criança.

Curtir com segurança é essencial para garantir um carnaval alegre e sem problemas. Por isso, anote essas dicas e tente, ao máximo, coloca-las em prática para que a folia seja o mais tranquila possível.

 

E você? Tem algum cuidado na hora levar seus pequenos para pular o Carnaval? Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Participe do whatsapp do Buffets Infantis

Gostou? Compartilhe!

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Desculpe, os comentários estão encerrados.

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.

Um link será enviado para seu e-mail.