Imagem de fundo

Festas escolares em tempo de crise – uma alternativa econômica para as mães

Festas escolares em tempo de crise - uma alternativa econômica para as mamães

Festas escolares – comemorar com os amiguinhos da escola e compartilhar com eles um momento tão feliz deixa qualquer criança em êxtase…

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Festa de aniversário infantil em casa ou em casas de festa ainda são a principal escolha dos pais. Mas em tempos de cortes de gastos e alternativa até mesmo mais prática sempre há opção de festa na escola. Se não pensou nesta alternativa temos pontos positivos para te ajudar na escolha.

Festa na escola: por que não?

Alguns pais ainda são resistentes com a ideia de abrir mão de um festejo com seus parentes e amigos e poder convidar quem quiser para realizar uma festa na escola. Mas as crianças de fato adoram por diversos motivos anseio no dia que a aula vai ser diferente.

O maior convívio social de uma criança até uma boa parte da sua vida adolescente é a escola. A maior parte dos seus amigos estão lá e alguns deles não vão para um evento em outro endereço. Muitos pequenos curtem de verdade a ideia de fazer o seu dia especial junto com seus melhores amigos e professora, a “tia” do coração.

Como funciona um aniversário na escola?

Festa na escola possui uma dinâmica simples. No geral os estabelecimentos educacionais disponibilizam uma área de uso comum (ou sala de aula) para uma decoração simples e comemorar a data. Fica a cargo dos pais levar o lanche, lembrancinha e todos os itens necessários para diversão da criançada.

E como não pode atrapalhar o horário de aula a duração é curta. Dura enquanto durar o recreio da instituição, no geral entre 20 e 30 minutos. As escolas com regras mais rígidas costumam não estender esse horário para não atrapalhar o conteúdo programático de sala de aula.

O evento deve ser programado com a coordenação e os professores antecipadamente. Algumas escolas são bem bacanas de permitirem no dia da festa que os coleguinhas do aniversariante também abram mão de suas fardas e pode ir com uma roupa de passeio.

Os professores costumam ajudar no envio dos convites entregando aos pais em mãos ou anexando na agenda da criança. Alguns até relembram ao longo da semana sobre a festa pré-marcada para ninguém esquecer o presente ou de vestir uma roupa especial para data. Neste dia também os pais podem dispensar o lanche e o lembrete também ajuda com este ponto.

Os custos de festa na escola são menores

A ideia nunca foi muito explorada até meados de 2010 mas possui muitos pontos a seu favor. Um deles é a praticidade de não necessitar organizar o local depois. Fica a cargo da escola a limpeza e organização e muitas até disponibilizam funcionários para ajudar a deixar tudo pronto.

Alguns custos são eliminados tanto pelo porte do evento como pelo local. Não é preciso alugar um espaço e este já é um corte bem significativo no orçamento. A decoração também é menor porque a própria escola não permite a montagem de uma grande festa em seu ambiente.

Também não é preciso investir em animador ou auxiliar na organização porque este papel será cumprido pelos professores. Os educadores ajudam bastante até mesmo para manter a ordem na festa e evitar problemas com as crianças.

A redução da lista de convidados também é significa. Vizinhos e parentes distantes são eliminados pela impossibilidade de entrar no na própria instituição, diminuindo os custos com buffet e até mesmo lembrancinhas. Enquanto uma festa em casa seria para ao menos 50 pessoas, na escola pode se reduzir a 30 ou até menos dependendo do tamanho da classe.

E como os convidados são crianças, elimina a necessidade que alguns pais possuem de comprar bebida alcoólica para entreter alguns convidados. É um eterno dilema servir bebida alcoólica em festa infantil, mas parentes e amigos costumam gostar da opção ou se sentem obrigados Dependendo de quem está na lista.

Desvantagens de fazer festa na escola

A ideia é realmente boa mas alguns pontos devem ser levados em consideração antes da escolha de fato. Um deles é lembrar que a festa é de dia. O horário escolar é manhã ou tarde. Isso pode ser problema para alguns pais que não podem se ausentar do trabalho. Para muitas profissões que é impossível programar uma falta em uma determinada data e isso deve-se levar em consideração.

Na festa da escola bem todos os parentes também podem comparecer ando pelo horário como pelo local. Alguns diretores só permitem a presença dos pais e pessoas essenciais para ajudar na organização do evento. Se você tem convidados cruciais na lista pode não ser uma boa opção.

Como organizar festas escolares?

O primeiro passo é se informar se na data desejada a escola está disponível. Pode haver uma outra festinha marcada de um colega do seu filho isso vai impedir dois aniversários ao mesmo tempo, mas pode ser feito na mesma semana.

Com a escola é preciso obter as informações de como funciona a organização de uma festa. Existe uma hora determinada para os pais levarem todos os itens e fazer a decoração do espaço. A instituição também pode determinar o que pode e o que não, como painel e bolas.

Algumas são mais rígidas e permitem tudo enquanto outras funções regras pré-determinadas para criar um padrão de qualidade e sem interferir no dia a dia escolar. Procure saber também quem de fato pode entrar. Algumas escolas permitem apenas a entrada dos pais, tios e avós.

Os itens a serem levados são os mesmos conhecidos de uma festa infantil. O bolo é crucial, assim como doces e salgados, bebidas, sacolinha de doces e lembrancinhas. Música depende da permissibilidade da escola.

E assim como toda a festa infantil, faça um check list de todos os itens necessários e não esqueça de uma boa máquina fotográfica para registrar os momentos.

Apenas uma festa na escola ou duas?

Duas festas pode ser demais mas é uma opção. Enquanto os parentes não podem comparecer na escola pode ser feito outro evento em casa para todo mundo participar.

Fazer uma festa na escola e outra em casa é uma opção também quando as crianças não costumam ir ao outro evento. O aniversariante também pode querer comemorar com os seus amigos do dia a dia e não abre mão dos primos e parentes. Mas como envolve custos deve ser avaliada com cautela.

 

E você? Tem algum cuidado na hora de contratar um buffet para festa infantil? Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.