Imagem de fundo

Lista de presentes de aniversário infantil: fazer ou não fazer?

Lista de presentes de aniversário infantil

Lista de presentes de aniversário infantil – fazer ou não fazer? Está aí uma questão que gera muita polêmica entre os convidados, além de dúvidas para a maioria dos pais.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Lista de presentes de aniversário infantil. Está aí uma questão que gera muita polêmica entre os convidados, além de dúvidas para a maioria dos pais.

Seria vantajoso ir até uma loja de roupas infantis ou de brinquedos e deixar uma lista pronta para familiares e amigos saberem, ao certo, o que comprar para o (a) seu (sua) pequeno (a)?

O objetivo deste post é ajudar você a tomar a melhor decisão quanto a isso. Assim, trouxemos algumas vantagens e desvantagem da lista de presentes para o aniversário do (a) seu (sua) filho (a).

Leia até o final e, depois, nos diga o que acha!

Vantagens da lista de presentes de aniversário infantil

A lista de presentes de aniversário infantil — assim com as listas de casamento, chá de panela, entre outras festas — tem como objetivo principal deixar a vida de convidados, pais e aniversariantes mais fácil.

Pense com a gente: tem coisa mais desagradável que sair da sua casa, ir até um shopping, escolher com todo carinho um presente e, na hora da entrega, saber que a criança já tem um item igual aquele ou, pior, que não gosta daquilo que você comprou?

Se considerarmos que dar presentes é um ato de amor — afinal, dispensamos algumas horas do nosso dia para escolher algo que deixe o outro feliz e mostre o quanto ele é importante em nossas vidas — ter toda essa dedicação recebida dessa forma é, no mínimo, frustrante.

Para evitar isso, a lista de presentes de aniversário infantil pode ser a solução. Ao montá-la, os pais escolhem roupas, brinquedos e outros itens, que realmente serão úteis e farão seu (sua) filho (a) feliz.

Já para os convidados, a maior vantagem está em não precisar rodar várias lojas até encontrar algo que considere “a cara” do aniversariante.

Descrevermos as principais vantagens da lista de presentes de aniversário infantil para lhe ajudar nessa decisão? Olhe só!

Para os pais:

  • poder escolher os brinquedos e acessórios que seu (sua) filho (a) realmente quer ganhar;
  • escolher roupas nos tamanhos certos e que serão úteis no dia a dia;
  • evitar a necessidade que trocar peças por conta de tamanhos errados ou brinquedos por serem repetidos.
Leia mais!  Buffet infantis lúdicos: alternativas para festas sem eletrônicos

Para os convidados:

  • certeza de estar comprando algo que seja útil e que agrade o aniversariante;
  • economia de tempo, pois haverá a loja certa para comprar o presente;
  • não precisar perguntar aos pais, familiares ou até mesmo para o aniversariante qual presente dar — e correr o risco de ser algo além das suas possibilidades financeiras.

Outra vantagem que merece destaque é quando os convidados da festa do (a) seu (sua) filho (a) são amiguinhos da escola. Ou seja, filhos e filhas de pessoas que não convivem com vocês intimamente, diferente de parentes e amigos da família.

Nesse caso, ter uma lista de presentes disponível em uma loja ajuda muito os pais dos convidados mirins, já que eles não conhecem tanto seu (sua) filho (a), seus gostos e costumes. Com isso, eles conseguem presentear com que vale a pena, e sem sofrer para isso!

Desvantagens da lista de presentes de aniversário infantil

Mas, como tudo na vida, a lista de presentes de aniversário infantil também tem suas desvantagens.

Algumas pessoas podem considerar esse ato um tanto constrangedor. Afinal, convida-se alguém para uma comemoração com o intuito de dividir um momento feliz e não de, obrigatoriamente, levar um presente. Assim, a lista pode dar a impressão, para alguns, de estar condicionando a presença na festa à entrega de uma “lembrancinha”.

Veja, agora, algumas desvantagens da lista de presentes para o aniversário do (a) seu (sua) filho (a):

  • escolher uma loja muito longe da maioria dos convidados, ou que não tenha filiais, podem atrapalhar o momento da compra;
  • optar por lojas que não tenha variedade de preços, ou seja, que somente disponibilize itens com valores elevados, pode intimidar convidados que não estejam em uma situação financeira confortável no momento.

Além desses pontos, amigos próximos e familiares como avós, tios e tias, padrinhos e madrinhas, podem ficar chateados com essa “imposição” de presentes. Afinal, eles convivem de maneira próxima com você e com seu (sua) filho (a), conhecem os gostos, preferências, manias e até necessidades.

Leia mais!  Aniversário infantil em salão de festas: prós e contras

Muitos, dependendo do grau de envolvimento com a criança, gostam de preparar surpresas bem especiais. Uma lista de presentes pré-estabelecida pode deixá-los chateados ou limitar essas ações.

O que considerar na hora de montar a lista de presentes

Como você pode ver, há vantagens e desvantagens entre escolher, ou não, ter uma lista de presentes para o aniversário do (da) seu (sua) filho (a). Assim como definir se a festa será em casa ou em um buffet, vale pensar e ver qual das duas opções tem mais a ver com você, com seu (sua) pequeno (a), com os convidados e familiares.

Mas caso considere que a lista é uma boa opção para todos, veja quais pontos considerar na hora de montar uma:

  • escolha lojas conhecidas, que tenham filiais em cidades diferentes ou, se possível, faça a lista em mais de uma loja. Isso facilita a vida dos convidados na hora da compra;
  • escolha presentes com valores bem variados, desde os mais baratinhos até aqueles que considere mais caros. Assim, você dá mais opção às pessoas que comparecerão à festa e não compromete o orçamento de ninguém;
  • escolha brinquedos, roupas ou acessórios condizentes com o gosto e com a faixa etária do (da) seu (sua) filho (a). Pode não parecer, mas é supernormal adultos se “perderem” em lojas de brinquedos. Mas será que o que lhe agrada, agradaria seu (sua) pequeno (a) também?;
  • já que você tem a oportunidade de escolher todos os presentes, aproveite para optar por aqueles que realmente serão úteis e que farão diferença na vida do (da) seu (sua) filho (a). Lembrando, também, que a alegria dele (dela) é o principal nesse momento.

Decidir entre ter, ou não, uma lista de presentes de aniversário infantil é algo que deixa pais, realmente, na dúvida.

 

Agora que você já sabe os prós e os contras, diz para nós, você vai optar pela lista ou não na próxima festa do (da) seu (sua) filhote? Deixe sua decisão aqui nos comentários! Comente e compartilhe com a gente!

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Participe do whatsapp do Buffets Infantis

Gostou? Compartilhe!

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Desculpe, os comentários estão encerrados.

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.

Um link será enviado para seu e-mail.