Imagem de fundo

Álbum fotográfico: vale a pena fazer um?

album-fotografico-vale-a-pena-fazer-um

Estará o álbum fotográfico com seus dias contados? Com celulares cada vez mais modernos e a possibilidade de fazer inúmeras fotos digitais, é cada vez mais raro encontrar quem opte pelas fotografias impressas para guardar os bons momentos. Mas no caso de uma festa infantil, será que não vale a pena fazer um?

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Essa é uma dúvida que tira o sonho de muitos pais que, entre um preparativo e outro para o grande dia, ainda precisam decidir como registrar o evento de maneira que nada se perca.

Fazer as fotos por conta, contratar um fotógrafo profissional, imprimir ou salvar virtualmente? Se você também está tentando decidir isso, leia este post e descubra qual a melhor opção.

Leia também

Mural de fotos: ideia criativa e de baixo custo para decorar sua festa
Devo contratar fotógrafo profissional para festa infantil?
O que fazer (e não fazer) no dia da festa de aniversário

O que é um álbum fotográfico?

A pergunta parece óbvia neh? Mas não é.

Claro que você sabe o que é um álbum e para que serve. Manter essa ideia viva é que parece um tanto difícil.

Com celulares cada vez mais modernos e a possibilidade de fazer inúmeras fotos digitais e ainda postá-las em redes sociais ou arquivá-las na nuvem (internet) é cada vez mais raro quem opte por fotografias impressas.

Um álbum fotográfico ou álbum de fotos é o registro impresso dos melhores momentos da festa, seja um aniversário infantil ou qualquer outro evento.

Os álbuns mais antigos geralmente eram simples livros de papel prensado nos quais as fotos podiam ser coladas ou encaixadas com cantos metálicos ou páginas adesivas.

Hoje não mais. Os chamados álbuns fotográficos são verdadeiras obras de arte, editados e diagramados por especialistas e em papeis de alta durabilidade, nos mais diferentes formatos – quadrado, retangulares e até redondos.

Mas, por incrível que pareça, apesar de toda a facilidade de acesso à tecnologia de impressão de qualidade e com custos muito mais viáveis atualmente, muitos deixam suas fotos apenas em HD ou CDs esquecidos em gavetas, perdendo assim o hábito gostoso de se reunir com a família em torno de um álbum ou de uma caixa cheia de fotos para recordar momentos bacanas e reviver histórias.

Por que é tão importante fazer um registro fotográfico?

Quem tem filhos parece ter uma visão ainda mais clara de quanto o tempo passa rápido, concorda? Entre a notícia da gravidez, até os primeiros passos, parece que os meses passam voando e a gente nem vê.  Depois disso, então, tudo corre em uma velocidade ainda maior.

Por esse motivo, fazer vários registros fotográficos de todas as fases da vida do seu pequeno(a) é tão importante. Quando falamos em aniversários, essa importância fica ainda mais evidente. 

Isso porque a cada ano registrado é possível ver melhor o crescimento da criança, além da possibilidade de guardar para sempre cada comemoração e reviver as emoções daquele dia tão especial — afinal, cada festa traz algo único para ela e para os pais.

Contratar um fotógrafo ou fazer as fotos por conta?

Mas como registrar esses momentos sem que nada se perca? Antes mesmo de escolherem entre um álbum fotográfico ou fotos digitais, muitos pais precisam decidir se contratam um fotógrafo profissional ou se fazem as fotos por conta.

Lembra que no começo deste texto falamos sobre os celulares? Essa é uma realidade na vida de, praticamente, todas as pessoas. Com a tecnologia na palma das mãos ficou fácil para os pais registrarem cada momento da vida dos filhos(as) — quem não tem centenas de fotos dos pequenos(as) perdidas na galeria do aparelho?

Por causa dessa facilidade, muitos acreditam que não precisam mais de um profissional para fazer as fotos da festa de aniversário das crianças. No entanto, é preciso considerar diversos fatores antes de optar por fotos feitas por celulares ou mesmo por câmeras digitais, mas por amadores.

O primeiro ponto que precisa ser bastante ressaltado é que aquele aniversário do seu filho(a) é único, ou seja, uma festa como aquela nunca mais se repetirá. Ainda mais quando se opta por fazer em um buffet, que possui estrutura, brinquedos, decoração, tudo para que esse grande dia seja um sucesso, certamente, você vai querer guardar boas recordações.

Optar por fotos amadoras pode até ser mais barato, mas qual garantia você tem de que os momentos mais marcantes e emocionantes serão mesmo registrados?

Agora, se você já tem certa familiaridade com a câmera e prefere garantir os registros, não deixe estas dicas de lado:

  • faça um check list de tudo que precisa ser registrado, como mesa do bolo, de doces, momento do parabéns, convidados etc, para que nada fique de fora;
  • considere seu real conhecimento de fotografia, indo além do manuseio da máquina fotográfica e incluindo questões como luminosidade, enquadramento, entre outros.

Além desses, é fundamental considerar quanto tempo você terá disponível para fazer os registros. Se a festa for em casa, por exemplo, será preciso não só receber os convidados, mas também servi-los também, garantindo que todos fiquem confortáveis e bem atendidos.

No caso de um buffet, por exemplo, a infraestrutura e os profissionais do local garantem que você não precise se preocupar com nada. Porém, o tempo gasto para fazer as fotos podem lhe privar de dar atenção aos convidados e de curtir a festa com seu filho(a).

Quando optar por um álbum fotográfico?

Independentemente da forma como as fotos da festa de aniversário do seu pequeno(a) serão feitas, outra questão que gera dúvidas é se elas devem ser mantidas virtual ou se é melhor virarem um lindo álbum fotográfico.

Esse item era bem mais comum anos atrás e fez parte da infância de muitos pais. Com uma tecnologia cada vez mais democrática, as pessoas deixaram esse hábito de lado e passaram a salvar as fotos virtualmente.

Obviamente, essa segunda forma de guardar bons momentos é mais dinâmica e ocupa bem menos espaço. Mas o fato delas serem salvas em pendrives, mídias físicas ou mesmo na nuvem é garantia de que nunca serão perdidas?

Apagar um arquivo de um computador é a coisa mais fácil de fazer, até mesmo por acidente. Dependendo do local onde estavam salvas, você ainda corre o risco de nunca mais recuperar as fotos. 

Além disso, formatar o computador, perder a mídia na qual os registros fotográficos estavam salvos, são possibilidades reais que farão com que  momentos importantes da vida do seu filho(a) sejam perdidos.

Por todos esses motivos, muitos pais reacenderam o gosto pelo álbum fotográfico, ainda mais agora que seus formatos estão cada vez mais atraentes e modernos, fica difícil não optar pelas fotos impressas

Ter um álbum fotográfico é uma excelente maneira de guardar para sempre, e com segurança, não só as fotos dos aniversários dos seus príncipes e princesas, mas de vários momentos da vida deles. 

Existe outra opção mais barata?

Sim, existe. Além do formato tradicional ou o mais utilizado, você também pode fazer um fotolivro. A diferença entre eles é a seguinte:

  • álbum fotográfico: as fotos são impressas em papel fotográfico e guardadas em saquinhos ou folhas plásticas, sendo possível colocar mais de uma em cada página, dependendo do tamanho do álbum e das fotos;
  • fotolivro: nesse modelo, as fotografias costumam ser impressas em papel couché e se tornam a própria página do livro, ou seja, cada imagem é um lado da página. 

Seja o álbum fotográfico, seja o fotolivro, a maior vantagem que você tem com esse formato é a garantia de que as fotos do aniversário do seu pequeno(a) estão eternizadas, sem risco de se perderem ou de serem apagadas acidentalmente.

Participe do whatsapp do Buffets Infantis

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais: Facebook | Instagram

Créditos

Álbum de Joana em destaque feito por Jack Ramos e fotografia de Isis Castro | @layoutalbuns e @isiscastrofoto.

Comunicar erro

Gostou? Compartilhe!

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

2 Comentários
  • Adorei o texto.

    17 de outubro de 2019 em 11:56

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.

Um link será enviado para seu e-mail.