Imagem de fundo

Saiba calcular a quantidade de bolo por pessoa para uma festa!

Aprenda calcular a quantidade de bolo por pessoa para uma festa

Acabou o parabéns! Hora de apagar as velinhas, acender as luzes e cortar o bolo… saiba calcular a quantidade de bolo, para evitar pedidos de desculpas!

 

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

 

Se tem uma coisa que não pode faltar numa festa infantil, além do aniversariante, é o bolo.

Principal item de uma festa infantil, o bolo já teve – e ainda tem diversos formatos, texturas e tamanhos. Há quem curta os clássicos e há aquelas mães que optam por modelos mais modernos, rebuscados de adereços e formatos mirabolantes.

Fato é, que o bolo pode atenuar ou amenizar algumas experiencias vividas nas festas infantis.

 

Leia também

Quantas pessoas convidar? Saiba quem pode, ou não, ser cortado da lista
Estilo handmade: faça uma festa em um buffet com a sua cara!
Conheça a relação completa de buffets infantis lúdicos

 

Qualquer que seja o modelo escolhido, esse item tem que obrigatoriamente sobrar ao final da festa. Até por que é tradição, as pessoas levarem um pedaço para casa. Especialmente, os mais íntimos da família – avós, tios e padrinho.

Mas a dúvida que fica é, qual a quantidade ideal de bolo para uma festa infantil? Continue lendo esse artigo que iremos te ajudar a calcular a quantidade de bolo por pessoa.

Quantidade de bolo por pessoa…

A quantidade de bolo por pessoa pode variar e muito de festa para festa e de pessoa para pessoa. Adultos, por exemplo, consomem razoavelmente mais que os pequenos. Idosos costumam comer menos doces e assim por diante.

Outra dica importante a considerar é o tempo da festa. Se a festa for curta, de algumas horas, você pode servir menos bolo do que em uma festa que vai durar a tarde toda, por exemplo. Quanto maior o tempo de festa, mais alimentos você precisará servir. E se, o intervalo entre as comidinhas e a hora do parabéns for muito longo, provavelmente as pessoas irão consumir mais bolo!

Esses são apenas alguns itens que precisam sem levados em consideração na hora de definir o tamanho do bolo para festa do seu pequeno. Além da duração da festa e do número de convidados, fique atenta ao horário da festa, o local do evento e a presença ou não de outras sobremesas, na hora do parabéns.

Quais são as formas de calcular a quantidade de bolo?

Existem duas formas de calcular a quantidade de bolo por pessoa – por peso (kg) ou pelo tamanho da forma (cm).

Por peso (kg)

Essa é uma forma comum de se calcular a quantidade de bolo. Normalmente, a média consumida por pessoa é de 100g, podendo variar de 80g (normalmente crianças) a 120g.

Isso seria aproximadamente um pedaço de bolo com cerca de 2 a 3 dedos de largura e 5 a 7 cm de comprimento.

Sendo assim, calcula-se que cada kg de bolo serve 10 pessoas (100 gramas x 10 = 1 kg). Então, se quiser calcular por peso, basta somar, a cada 10 pessoas, mais um kg de bolo. Ou ainda, se na sua festinha forem convidadas 25 pessoas, então a quantia de bolo ideal seria de 2,5 Kg (100 gramas x 25 = 2,5 kg).

Abaixo, montamos uma pequena tabela para ajudar você!

Quantos quilos de bolo por pessoa Quantia de bolo, em quilos Considerando uma sobra
Quantos quilos de bolo para 20 pessoas? 2 Kg 2,5 Kg
Quantos quilos de bolo para 30 pessoas? 3 Kg 3,5 Kg
Quantos quilos de bolo para 40 pessoas? 4 Kg 5 Kg
Quantos quilos de bolo para 50 pessoas? 5 Kg 6 Kg
Quantos quilos de bolo para 70 pessoas? 7 Kg 8 Kg
Quantos quilos de bolo para 100 pessoas? 10 Kg 12 Kg

Lembrando que os fatores mencionados até agora interferem nesse cálculo, tenha eles sempre em mente. Há também a recomendação de acrescentar 500g ao final do cálculo, contando com as pessoas que podem querer repetir.

Pelo tamanho da forma (cm)

Nesse caso, podemos calcular a quantidade de fatias de cada tamanho e, assim, determinar quantas pessoas serão servidas em cada caso. As formas redondas e as quadradas diferem, então observe:

Bolo redondo:

15 cm – 10 fatias
20 cm – 28 fatias
25 cm – 42 fatias
30 cm – 56 fatias
35 cm – 82 fatias
40 cm – 100 fatias

Bolo quadrado

15 cm – 18 fatias
20 cm – 32 fatias
25 cm – 50 fatias
30 cm – 72 fatias
35 cm – 98 fatias
40 cm – 128 fatias

Vale acrescentar que os bolos redondos são os mais utilizados pelas possibilidades que eles oferecem tanto de estética quanto de fazer mais andares, por exemplo.

Quanto maior a festa, aumenta também a necessidade de fazer os cálculos com cuidado porque com a grande quantidade de pessoas também aumentam as especificidades de cada um e as possibilidades de um errinho pode significar muita gente sem comer.

Afinal, 1 kilo de bolo servem quantas pessoas?

1 quilo de bolo serve até 10 pessoas. Para crianças calcule 80g de bolo por convidado, bolo com uma camada de recheio.

Lembre-se de que essas quantidades são apenas uma orientação e que você pode ajustar de acordo com suas preferências e necessidades. É sempre melhor calcular uma quantidade maior do que uma menor, para evitar que falte comida durante a festa.

E o que fazer para evitar desperdícios?

Crianças são sempre sinceras. Não existe meio termo para os pequenos. Aqui não há segredo, se o bolo for bom, não terá sobras!

Então, procure acertar na escolha do bolo, e principalmente o sabor e o recheio. Opte por sabores tradicionais – baunilha e chocolate são os mais preferidos.

Se a festa é infantil, evite bolos com duas camadas de recheio, para evitar o desperdício (a fatia fica muito grande para as crianças).

Entregue pedaços menores, assim quem quiser mais, pede outro pedaço.

Você também pode optar por bolo no pote ou aqueles embrulhados em alumínio.

Na hora do parabéns, tenha sempre um plano B!

Se sua festa for para um número grande de pessoas, você pode utilizar um bolo fake ao cantar o parabéns ou encomendar dois bolos.

Um fica para o momento mais esperado da festa, o parabéns enquanto o outro está sendo cortado, numa área reservada. Sugestão aqui do blog, é que o bolo seja cortado antes, assim todos participam da festa.

Perguntas frequentes sobre quantidade de bolo por pessoa!

Posso comprar menos bolo se tiver outros doces na festa?
Sim, se você tiver outros doces, pode reduzir um pouco a quantidade de bolo. Mas lembre-se de que o bolo é a estrela da festa, então não deixe de comprá-lo.

Devo comprar bolo de vários sabores?
Se você quiser agradar a todos os gostos, pode comprar bolo de vários sabores. Mas isso não é obrigatório, você pode optar por um ou dois sabores que agradem à maioria dos seus convidados.

O que fazer com o bolo que sobra?
Se sobrar bolo, você pode congelá-lo e consumi-lo depois. Ou então, pode distribuí-lo entre os convidados como lembrança da festa.

Ah! Uma dica de ouro: os buffets infantis aqui da plataforma são as melhores opções para organizar uma festa dos sonhos!

Compartilhe tudo em suas redes sociais e ajude outras famílias a fazerem eventos inesquecíveis!

 

Gostou da matéria ou participou de alguma festa? Então deixe nos comentários aqui embaixo que entraremos em contato com você! E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

 

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

Comunicar erro

 Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos aqui.

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.