Imagem de fundo

Duração de festa infantil: como definir o tempo ideal da sua festa

Duração de festa infantil - como definir o tempo da sua festa

Montar a festa de aniversário perfeita para o seu filho requer atenção com todos os detalhes. Um deles é saber qual a duração de festa infantil ideal. Afinal, tanto uma festa muito longa, quanto uma muito curta, pode comprometer o sucesso desse evento tão especial.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Montar a festa de aniversário perfeita para o seu filho requer atenção com todos os detalhes. Um deles é saber qual a duração de festa infantil ideal. Afinal, tanto uma festa muito longa, quanto uma muito curta, pode comprometer o sucesso desse evento tão especial.

Justamente para que isso não aconteça, criamos este post para lhe ajudar a determinar a quantidade de horas perfeitas para que todos possam aproveitar esse dia com alegria e muita empolgação.

Quer saber como? Vem com a gente!

Qual a duração de festa infantil ideal?

Talvez nem todos os pais tenham a preocupação com a quantidade de horas que uma festa de aniversário deve ter. Afinal, a maioria das festas dura, em média, quatro horas, especialmente as que são realizadas em buffets.

Entretanto, você não precisa seguir essa característica, principalmente se ela não vai ao encontro do que você espera para a festa do seu filho.

Sabia também que a duração de quatro horas para as festas infantis é uma característica tipicamente brasileira? Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, esse tipo de evento costuma durar apenas uma hora para crianças muito novas, chegando até três horas para as mais velhas.

Vale lembrar que as crianças têm o relógio biológico diferente dos adultos. Assim, você pode considerar uma festa de duas horas muito curta, enquanto seu filhote pode se cansar facilmente logo na primeira hora.

Como definir tempo certo?

Por conta disso, um dos principais pontos a se considerar para determinar a duração de festa infantil é: quanto tempo seu filho consegue aproveitar efetivamente a festa sem precisar de um descanso?

Lembre-se que ele ou ela é a “pessoinha” mais importante desse dia. Assim, o bem-estar, alegria e participação dele é um dos fatores determinantes.

Há também outros pontos que ajudam a definir quanto tempo a festa deve durar garantido, assim, que não se perca a motivação de todos os participantes. Veja alguns que destacamos.

Qual a idade do aniversariante e dos amiguinhos?

Como dissemos anteriormente, o conforto do seu filho é fundamental para o sucesso da festa, e todos os pais sabem o quanto estar com uma criança cansada e com sono pode ser trabalhoso e estressante. Agora, imagine com várias!

Para evitar transtornos no decorrer do evento, na hora das fotos, e até do parabéns, considere a idade do seu filho e dos amiguinhos quando for determinar o tempo de duração da festa.

Quanto mais novos eles forem, menos acabam aproveitando, fazendo com que uma festa muito longa seja mais para participação e interação dos adultos que das crianças.

Qual o tipo de festa escolhido?

O tipo de festa escolhido também ajuda a determinar seu tempo. Se optar, por exemplo, por um piquenique, a duração pode ser menor e mesmo assim deixar todos felizes.

Já um churrasco, que tem por característica durar o dia todo, é um tipo de festa que precisa ser bem pensada, especialmente na questão do conforto das crianças. Elas nem sempre conseguem se manter ativas durante todo o período precisando, assim, de lugares apropriados para descansar, recuperar as energias, e começar a brincadeira novamente.

As festas tradicionais, feitas em casa ou buffet, acabam seguindo o padrão de quatro horas de duração. Porém, se necessário, podem ser encerradas antes com muita elegância. Para isso, basta cantar o “Parabéns”, sinal conhecido por todos que indica que a festa chegou ao fim.

Quem são os convidados?

Nem sempre as festas infantis se estendem aos adultos. É comum também os pais deixarem seus filhos no local e voltarem somente no final para buscá-los.

Se essa foi a forma que você escolheu para comemorar o aniversário do seu pequeno leve em consideração, mais uma vez, a idade das crianças que, nesse caso, já são um pouco maiores e têm energia de sobra para gastar.

Por outro lado, comemorações de aniversários de bebês têm como a maioria dos convidados pessoas adultas, permitindo que a festa dure um pouco a mais.

Nesse caso tenha atenção especial ao conforto deles, principalmente aos que também estiverem com crianças de colo, tornando a permanência na festa mais agradável.

Quais as atrações da festa?

Criança precisa de atividade o tempo todo, ou corre o risco de se entediar rápido e pedir aos pais para voltar para casa. Assim, quanto mais tempo a festa durar, mais atrações e diversões ela precisa ter.

Faça uma programação com todas as atividades que farão parte da festa. Se estiver comemorando em um buffet, os brinquedos e jogos fazem parte do pacote. Mas nada impede de contratar outras extras para divertirem ainda mais as crianças, como mágicos, monitores que façam pintura facial, bichinhos e bonecos com balões, personagens vivos, e muitas outras opções.

Quanto mais tempo as crianças estiverem ocupadas e entretidas, maior pode ser a duração da festa sem que elas percam a alegria.

De modo geral, determinar quanto tempo deve durar a festa do seu filho não é uma tarefa difícil, basta apenas considerar os pontos que sugerimos acima, especialmente deixando ele(ela) — que é a pessoa mais importante do dia — ainda mais feliz.

Com o mesmo carinho que você depositou ao escolher o lugar perfeito para realização da festa, o tema, a decoração, as comidas, e todos os outros detalhes, temos certeza que definir a duração de festa infantil ideal será fácil e tranquilo.

 

Se você tiver mais alguma dica que ajude outros pais a resolverem essa questão, conte para nós. Deixe seu comentário aqui neste post e divida sua experiência.

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.