Imagem de fundo

O que é moodboard? Entenda o conceito e aprenda como fazer!

O que é moodboard

Moodboard – o que é, pra que serve, como fazer e 2 exemplos de cair o queixo para festa do seu filho!

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Contratou uma empresa de decoração de festa infantil para montar o aniversário do seu filho(a) e lhe disseram que vão, primeiro, montar um moodboard? Não se assuste! Essa ferramenta pode fazer toda a diferença no resultado que será entregue.

Moodboard nada mais é do que um painel que apresenta todas as referências que serão utilizadas para montar a decoração do evento.

Leia também

Quantas pessoas convidar? Saiba quem pode, ou não, ser cortado da lista
Estilo handmade: faça uma festa em um buffet com a sua cara!
Conheça a relação completa de buffets infantis lúdicos

E aposto que você já fez, intuitivamente um moodboard, mesmo sem saber.

Lembra aquelas colagens que você fazia, uma ao lado/sobre a outra de forma desordenada para montar uma imagem única bem bacana na capa dos cadernos no colegial? Tinha fotos de amigos, artistas famosos, objetos legais, frases que representavam o seu momento… aquilo era um moodboard analógico.

Em resumo, o moodboard é uma maneira de garantir que todo o projeto que está apenas na sua mente se torne realidade nos mínimos detalhes.

O bom é que você também pode fazer o seu próprio painel de referências visuais. Quer saber como? Basta continuar a leitura!

O que é moodboard?

Moodboard, ou prancha de temperamento, é um painel que reúne referências visuais para projetos de moda, design gráfico, arquitetura, entre outras áreas. O objetivo é traduzir a personalidade de uma pessoa por meio de objetos, amostras de materiais e imagens.

Essa ferramenta de apoio é bastante utilizada por arquitetos, decoradoras – de festa ou não, designers gráficos, profissionais da moda etc.

Porém, nos últimos tempos, tem sido cada vez mais usado na montagem de festas, a fim de garantir que o contratante receba exatamente o que idealizou no que diz respeito à decoração.

Sabe a paleta de cores que pretende usar na festa do seu filho(a)? Estará no moodboard! E aquele tecido lindo que gostaria usar para cobrir as mesas ou fazer o painel atrás do bolo? Também!

Um bom exemplo de moodboard é o Pinterest! O Pinterest nada mais é do que um grande moodbord digital – onde você consegue guardar várias referências de forma organizada.

Para que serve o moodboard?

O moodboard é um apanhado de referências que, juntas, dão uma noção mais clara e ampla do que será entregue ao cliente.

No caso dos painéis montados para festas infantis, essa ferramenta apresenta para as mamães e para os papais, antecipadamente, toda a intenção que passaram aos decoradores.

Mas por que o moodboard é tão importante? Bem, um dos motivos é que, muitas vezes, temos uma ideia nítida na nossa mente. Porém, na hora de transmiti-la a outra pessoa, pode ser que ela não fique tão clara assim.

O moodboard evita que os pais e seus filhos (as) tenham surpresas desagradáveis ao chegaram à festa se depararem com uma decoração que não condiz com o que foi solicitado.

E ainda que você não contrate uma empresa especializada para isso, essa ferramenta só tem a lhe ajudar.

Quantas vezes idealizamos algo e, na prática, não sai nada daquilo que pensamos? O moodboard também ajuda a evitar isso.

Por exemplo, na sua mente a combinação das cores laranja e verde ficariam perfeitas para a festa do seu pequeno(a). Mas, aos juntar tecidos e outros itens dessas cores, você percebe que essa não foi uma boa opção.

Assim, ao invés de comprar tudo (gastar) e só perceber a falha na hora de montar o evento, o moodboard lhe dá tempo para ajustar todos os pontos e , assim, garantir o resultado que sempre sonhou!

Aproveite e leia também “Imprevistos em festas infantis: o que fazer quando eles acontecem?

Como fazer um moodboard para festa infantil?

Existem diversas maneiras de fazer um moodboard. E agora que você sabe mais sobre o que é moodboard e como ele pode lhe ajudar a montar a festa de aniversário perfeita para o seu filho(a), confira como montar o seu próprio painel em 6 passos simples:

1. Escolha o tema da festa

O tema da festa deve ser o ponto de partida para a montagem do seu evento. Por isso, para iniciar o seu quadro de referências, isso não deve ser diferente.

Um dos motivos é que, por exemplo, se a temática for baseada em personagens, as cores de referência da festa tendem a ser as mesmas do super-herói ou da princesa escolhidos.

O mesmo vale para outros temas como zoológico, floresta, esportes, festa junina etc. Cada um acaba seguindo uma combinação de cores que pode impactar no seu projeto.

2. Defina a paleta de cores

E por falar em cores, a definição da paleta a ser utilizada é o segundo passo da montagem do seu moodboard.

Ainda que alguns temas limitem essa escolha, muitos outros dão margem para usar e abusar da criatividade.

Por exemplo, se você tem uma menina e vai usar o tema “fundo do mar”, pode se basear nas sereias para criar uma decoração incrível.

Dentro desse conceito, as cores mais utilizadas costumam ser o azul, verde, rosa e roxo. Porém, há diversas tonalidades que podem ser usadas dentro desse leque, concorda? Mais claro, mais escuro etc.

Reunir diferentes referências de cores em um painel ajuda a visualizar claramente qual será o resultado depois que tudo estiver montado.

Não deixe de ler “Paleta de cores na decoração infantil: como escolher a certa?

3. Defina as peças decorativas

Outro detalhe que pode fazer parte do seu moodboard são as peças decorativas que serão usadas na festa do seu filho (a).

Ou seja, você vai usar bexigas, um mural de fotos, itens de papelaria, vasos, plantas ou outros elementos?

A lista de opções é bem grande. Por isso, reunir referências de todas as peças que pretende utilizar pode ajudar a verificar se a combinação entre elas realmente faz sentido e se fica harmoniosa.

4. Selecione e reúna as referências

Enquanto estiver nos passos anteriores você já pode (e deve) ir selecionando as referências visuais para o seu moodboard.

Isso pode ser feito utilizando recortes de revistas, imagens da internet, vídeos, fotos, amostras de tecidos e de papéis, entre outras opções.

5. Monte o seu painel

Com tudo reunido, hora de “botar a mão na massa”. Para isso, saiba que há diferentes formas de montar o seu painel de referência para festa infantil.

Uma delas é fisicamente. Nessa opção, você pode utilizar uma folha de cortiça, uma cartolina, um color set, ou qualquer outro material que sirva como base para a criação de um quadro.

Sobre ele, basta colar manualmente todas as referências visuais que selecionou e verificar se o resultado vai ao encontro do que imaginou.

A segunda opção é criar o seu moodboard em meio digital. Para isso, diferentes programas e ferramentas pode ser utilizados. Um exemplo é o PowerPoint, acessível e bastante fácil de usar, permite colar virtualmente diversas imagens e até inserir vídeos.

Mas você pode usar um programa que lhe ofereça mais funções e que tenha facilidade de manusear.

6. Revise o seu moodboard

Tudo pronto? Parabéns! Hora de fazer uma revisão do seu moodboard para ver se nada ficou faltando.

Uma dica extra antes de “bater o martelo” sobre a decoração e o uso das referências do seu painel é: deixe-o descansar.

Isso mesmo! Ao terminar a montagem do seu moodboard, dê uma revisada rápida e guarde-o por alguns poucos dias. Depois, volte a visualizá-lo e veja se realmente é aquilo que você deseja.

Esse tempo de pausa ajuda a dar um descanso para os olhos e, com isso, identificar melhor falhas que podem passar despercebidas enquanto se está montando o painel.

Além disso, se mudar de ideia ou se arrepender de alguma escolha, tem a chance de consertar antes de levar o conceito para a festa do seu filho (a).

Ou seja, essa é mais uma maneira de garantir que tudo saia perfeito, como você e seu pequeno (a) merecem!

Dois exemplos de moodboard para lhe inspirar!

E que tal algumas inspirações incríveis para montar o seu moodboard? Confira estes 2 exemplos de painéis de referências que separamos para você.

Moodboard de festa infantil por Dona Colorê
Moodboard decor de festa por Donas da Festa

Quer deixar esse dia ainda mais especial e perfeito? Então você não pode deixar de ler o artigo “Seu filho chora em festas de aniversário?

Gostou da matéria ou participou de alguma festa? Então deixe nos comentários aqui embaixo que entraremos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais: Facebook | Instagram

Créditos

Moodboard enviado por Dona Colorê (@donacolore) e Donas da Festa (@donasdafestadecor).

Comunicar erro
Fale com a gente!

Tem sugestão de conteúdo, quer anunciar conosco, dúvidas ou não está encontrando o material que procura? Entre em contato com a gente!

Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.